Oficinas
O projeto Viva Clarice! também engloba cinco oficinas de mediação literária que serão ministradas pela mediadora de leitura e escritora Lilyan de Souza.
As ações vão acontecer nos dias 23 e 30 de maio no Colégio Estadual Paulo Leminski (bairro Tarumã), dias 24 e 25 de maio no Colégio Estadual Benedicto João Cordeiro (bairro Sítio Cercado) e no dia 27 de maio no Farol do Saber Gibran Khalil Gibran (bairro Centro Cívico).
A intenção é formar novos mediadores - sobretudo professores da rede pública municipal e estadual que desejam conhecer as múltiplas possibilidades de trabalho com textos de Clarice Lispector em sala de aula, atividades extracurriculares, bibliotecas e outros espaços.
“Vamos promover uma intensa reflexão teórica sobre as questões relacionadas ao incentivo à leitura e ao letramento literário, bem como a abordagem teórica e prática de alguns dos inúmeros aspectos relevantes a serem explorados no contato com as obras de Clarice. Esse trabalho tem como eixo a pronta constatação do quanto os professores são essenciais nos processos de incentivo à leitura e de divulgação das obras literárias brasileiras”, destaca Lilyan de Souza.
Semana de palestras
Entre os dias 12 a 15 de dezembro, acontece na Biblioteca Pública do Paraná, a Semana Clarice Lispector e Seu Centenário. O objetivo dessa atividade é contemplar o público que já tem uma relação com a obra da escritora, promover uma discussão mais teórica e crítica com especialistas do assunto reconhecidos no Brasil e no exterior.
A organização também vai comprar livros da Clarice Lispector, que serão utilizados durante o projeto. Ao final, as obras serão doadas para o acervo das Casas de Leitura da Fundação Cultural de Curitiba.
O projeto Viva Clarice! é realizado com os recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. A organização é da Pinguim Produções, com apoio do Colégio Positivo.
Serviço
O que: projeto Viva Clarice! em comemoração ao centenário de nascimento de Clarice Lispector
Quando: Até 15 de dezembro de 2022
O que será feito: 400 ações literárias voltadas a estudantes, professores e a comunidade
Onde: Em escolas municipais, colégios estaduais e bibliotecas de Curitiba
Como participar: Professores e diretores interessados podem solicitar as ações em suas escolas pelo e-mail vivaclarice@gmail.com e ver todas as informações no site www.producoesdopinguim.com
Quanto: Gratuito
0 Comentários